Francine Maciel de Sá's profileartemio neto's profile

Beabá - Projeto de Alfabetização Infantil

BEABÁ — PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

Alinhado com os métodos de ensino construtivista e a pedagogia de reggio emilia – que dotam a criança de protagonismo na construção do seu conhecimento –, beabá é um instrumento de apoio de aprendizagem coletiva para crianças entre 2 e 7 anos, estágio denominado por jean piaget de pré-operatório, marcado pela inteligência simbólica.

Beabá é um convite para que as crianças se familiarizem com as letras do alfabeto e as construam utilizando uma série de carimbos derivados de formas geométricas simples. as letras do alfabeto, cuja marcação é formada por módulos estampados no tapete, oferecem uma referência que pode ser criada e recriada pela combinação dos carimbos, que têm quatro cores de tinta à disposição.

Em termos de materiais, beabá é inspirado em estojos antigos de madeira, e dentro de uma caixa organizadora – cuja maior dimensão tem 30 centímetros – há um tapete de algodão cru, quatro cores de tintas laváveis e atóxicas, quatro godês de acrílico para facilitar a manipulação das tintas e oito carimbos em madeira com formas advindas do círculo, do quadrado, do retângulo e do triângulo.
O projeto foi um dos 15 selecionados para execução e exposição para o 3º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin.
design: artêmio cassol neto, francine maciel de sá
desenho técnico e representação gráfica: álvaro roberto de lara
execução: marcelo silva, rodrigo ferreira lopes, tatiane azevedo
mentoria: priscila lena faria
são paulo, brazil
2020-2021
Beabá - Projeto de Alfabetização Infantil
Published:

Beabá - Projeto de Alfabetização Infantil

beabá é um convite para que as crianças se familiarizem com as letras do alfabeto e as construam utilizando uma série de carimbos derivados de fo Read More

Published: